Quando se pensa em fazer uma horta, o tomate é uma das primeiras opções que vem à sua mente, não é mesmo? Por esse motivo, eu vou te ensinar nesse artigo o passo a passo de como plantar tomate.
O tomate é um alimento presente na mesa de famílias e restaurantes no mundo inteiro, e pode ser usado de diversas formas, como em saladas, molhos, temperos, etc. É uma fruta suculenta e deliciosa. Sim, o tomate é uma fruta!
Você deve saber que os alimentos cultivados em fazendas levam agrotóxicos, muitas vezes em níveis bem altos, o que é extremamente prejudicial a nossa saúde. E de acordo com a Anvisa, o tomate está na lista dos alimentos que contém os maiores níveis de agrotóxico.
Por esse motivo, o plantio feito em casa tem a imensa vantagem de fornecer tomates 100% orgânicos, sem adição de produtos químicos que fazem mal à saúde. Além disso, a alegria de plantar um tomateiro e ver os frutos crescendo, não tem preço.
Se você quer saber como plantar tomate em casa ou no apartamento, veja primeiro as características necessárias para um bom plantio e depois siga o passo a passo abaixo.
Características para plantar tomate
- Temperatura para germinação – 15 a 25º C
- Temperatura para desenvolvimento – 10 a 34ºC
- Iluminação – luz direta de 4 a 6 horas por dia
- Ciclo: 90 a 120 dias a partir do transplante
- Adubo: NPK – nitrogênio, fósforo, potássio e esterco curtido.
- Solo: leve, bem drenado e rico em matéria orgânica
- Regas: Solo úmido, porém não encharcado.
A melhor época de plantar tomates é nos meses mais quentes, principalmente se você mora numa região muito fria.
Para que o tomateiro dê frutos mais doces e tenha um bom desenvolvimento, é preciso ter uma boa quantidade de iluminação, por isso deixe que pegue sol por aproximadamente 6 horas diárias.
Para preparar o substrato, utilize terra, areia e composto orgânico. Se possível, compre a terra e não utilize terra do seu quintal, porque ela pode estar contaminada e causar doenças no tomateiro.
Na fase de desenvolvimento inicial da planta, é necessário regar com mais frequência. Mas acima de tudo, não deixe o solo encharcado.
Ele deve ter uma boa drenagem, para que a água não fique acumulada. Sempre observe se o substrato está úmido. Se não estiver, é hora de regar.
Agora, conheça o passo a passo para plantar tomate.
1- Semeando
O primeiro passo para plantar tomate é fazer as sementes brotarem. Você pode comprar aquelas sementes que vem no pacote ou aproveitar as sementes de seus tomates comprados no mercado.
Pegue um copo de plástico e faça furos no fundo. Então preencha com um substrato rico em matéria orgânica e coloque apenas algumas sementes enterradas a no máximo 1 cm de profundidade. Depois, cubra com um pouco de substrato.
Lembre-se que o substrato deve ser bem leve e drenado, para que a semente consiga germinar.
Regue com um borrifador, de preferência, para que as sementes não saiam do lugar e não fiquem descobertas.
Cubra o copo com um filme plástico, criando uma pequena estufa, até a semente germinar. Quando começar a brotar, retire o plástico.
Na fase inicial, é necessário regar com mais frequência. Por isso, molhe pelo menos uma vez ao dia, a não ser que o substrato esteja muito úmido.
2- Transplantando
Quando as mudas estiverem com 4 ou 5 folhas ou 10cm de altura, é hora de fazer o transplante. Escolha as mudas maiores para plantar, porque elas terão mais chance de crescer e dar melhores frutos.
Você pode plantar no quintal ou em vasos. Caso prefira plantar tomate em vasos, escolha um com 60L ou mais, com uma profundidade de 45cm ou mais. Quanto maior, melhor para o desenvolvimento das raízes do tomateiro.
Por outro lado, se quiser plantar no seu quintal, dê um espaçamento de 50 a 60cm de um tomateiro para o outro.
Faça uma boa drenagem no vaso, colocando pedriscos ou argila expandida no fundo.
Quando for realizar o transplante, é importante enterrar bem a muda. Sendo assim, enterre até a altura das primeiras folhas, porque isso irá estimular o crescimento radicular das raízes. Coloque 1 muda em cada vaso.
Regue sempre que o substrato não estiver úmido. E cuidado para não regar as folhas, pois isso pode trazer doenças para o pé de tomate.
As folhas que estiverem encostando no solo devem ser retiradas, para evitar o aparecimento de doenças e fungos.
Coloque hastes de bambu ou madeira para sustentar a planta e amarre com fitas ou barbantes, por exemplo, sempre deixando uma boa folga, para não pressionar e danificar o caule.
Adicione fertilizante natural rico em nitrogênio, potássio e fósforo.
Por último, quando aparecer pequenas folhas entre o caule principal e a haste da folha, retire essas pequenas ramificações. Assim, os nutrientes ficarão mais concentrados nos caules que darão os frutos.
Espero que esse artigo te ajude a produzir tomates deliciosos! Boa sorte!
Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário aqui abaixo!
Gostei, você testar aqui !!
Legal, Mauro! Seja bem-vindo!