Se você quer saber como plantar babosa em vaso, eu preciso te avisar que é extremamente simples! E assim como as outras suculentas, também é muito fácil de cuidar.
Babosa é o nome popular da planta Aloe Vera, muito conhecida pelo uso cosmético e medicinal. Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre seu uso para o cabelo, a pele, em cortes e feridas, não é mesmo?
Embora possua diversas utilidades, ela também é tóxica. Por isso, antes de usá-la para qualquer finalidade, procure se informar melhor sobre seu uso. A ingestão de babosa pode causar problemas de saúde, por isso mantenha fora do alcance de animais e crianças.
A babosa é uma planta originária de regiões áridas na África. Sendo assim, ela se desenvolve muito bem com bastante incidência de sol e pouco fornecimento de água, pois como ela é uma suculenta, possui a característica de armazenar água em suas folhas.
Você pode plantar babosa de 2 formas principais, pela muda ou pela folha. Em seguida, eu vou te mostrar o passo a passo de como eu fiz e você também pode fazer.
COMO PLANTAR MUDA DE BABOSA
1 – FAÇA A RETIRADA DA MUDA
Em primeiro lugar, você deve saber como fazer a retirada da muda.
Ao redor de uma babosa maior, podem surgir várias mudas menores. Quando a muda tiver aproximadamente 10cm, no mínimo, você pode retirá-la da terra, cavando ao redor até que ela saia com facilidade.
Porém a muda pode estar muito próxima da planta mãe, então tenha cuidado ao fazer a separação. Caso esteja muito difícil de ser retirada, use uma tesoura de poda e divida com cuidado.
Não puxe por cima de forma brusca, para não quebrar a planta e para não arrancar as raízes, pois elas devem ser mantidas para que a planta possa se desenvolver.
Se necessário, faça uma limpeza, retirando as folhas secas da base e o excesso de substrato.
2 – ESCOLHA UM VASO MÉDIO OU GRANDE
Escolha um vaso, de preferência, médio ou grande. A babosa cresce bastante e também se propaga através das mudas. Você até pode plantar em pequenos vasos, mas terá que trocar de vaso após ela crescer.
O vaso pode ser de qualquer material, porém quando a babosa cresce e fica mais alta, ela também fica mais pesada. Portanto, se você usar um vaso de plástico pequeno, ela pode tombar com o próprio peso.
O ideal mesmo é usar um vaso grande de barro, que sustente o peso da planta grande. Além disso, esse tipo de vaso absorve parte da água e evita que o substrato fique encharcado.
Para que a água possa escoar rapidamente, é imprescindível que o vaso tenha furos no fundo.
DICA: Se for utilizar um vaso que já foi ocupado por outra planta, lave bem, de preferência esfregando, para evitar qualquer contaminação na planta.
3 – FAÇA UMA BOA DRENAGEM NO VASO
Preencha o fundo do vaso com argila expandida, brita, pedaços de telha ou qualquer material que não faça retenção de água. Isso vai facilitar o escoamento de água.
Por cima, coloque um pedaço de manta de bidim ou TNT. Essa camada serve para segurar o substrato e ao mesmo tempo permitir a passagem de água.
Sem essas camadas, você vai perder parte do substrato, pois ele vai vazar pelos furos do vaso e com o tempo, pode também bloquear a saída de água, fazendo com que o substrato fique muito encharcado e acabe apodrecendo sua planta.
4 – PREPARE UM SUBSTRATO BEM LEVE E AERADO
O substrato para babosa pode ser preparado da mesma forma que o substrato para suculentas e cactos. Ele não precisa ser muito adubado. Aqui o fundamental é ser bem leve e aerado, para que a água atravesse rapidamente e não fique acumulada.
Aqui estão os componentes essenciais que você vai precisar para fazer substrato para babosa:
1 medida de terra adubada com húmus de minhoca
1 medida de areia média
½ medida de vermiculita
A função de cada um desses elementos é:
- Terra adubada para fornecer nutrientes;
- Areia para melhorar a drenagem;
- Vermiculita para absorver parte da água e liberar gradualmente para o substrato.
Para medir a quantidade, você pode usar um copo de plástico, se quiser. Repita o processo de acordo com a volume de substrato que você vai precisar. Misture bem todas as partes e coloque no vaso.
Agora preencha parte do vaso com o substrato, deixando espaço para colocar a muda.
Como resultado, a textura do substrato deve ficar bem solta, leve e sem ficar compactada, como mostra a imagem abaixo:
Para saber mais como preparar substrato para suculentas e cactos, clique aqui e aprenda o passo a passo do início ao fim.
5 – PLANTE A MUDA DE BABOSA NO VASO
Enterre a parte das raízes no meio do vaso e pressione para que a muda fique fixada na terra. Não enterre as folhas, porque o contato delas com o substrato faz com que apodreçam.
A babosa pode ficar balançando um pouco até que suas raízes cresçam e se incorporem ao substrato, fixando a planta.
Você pode colocar algumas pedras decorativas ao redor para dar suporte à babosa e também para evitar o contato das folhas com o substrato.
Dica: Quando plantar babosa em vaso, não complete com o substrato até o limite da borda, porque quando você regar, vai desperdiçar substrato e sujar o local.
6 – ESCOLHA UM LOCAL COM BASTANTE INCIDÊNCIA DE SOL
Agora é só escolher um local adequado para sua babosa. Ela precisa de bastante iluminação natural, pelo menos 8 a 10 horas diárias de sol. Ponha do lado de fora da casa ou perto de janelas.
Em locais muito frios, é melhor colocar sua aloe dentro de casa. Ela não gosta de climas muito frios, não tolera geadas, muito menos neve.
7 – REGUE TODA SEMANA
Regue 1 vez por semana, mas sempre observe se a quantidade de regas está adequada para sua planta. Se após esse tempo, o substrato ainda estiver úmido, não regue, espere até secar o substrato.
Quando regar, jogue água até que comece a sair pelo fundo do vaso. Só volte a regar quando o substrato estiver seco.
Em climas mais frios ou úmidos, molhe com menos frequência. Já nos climas mais quentes ou secos, aumente a frequência de regas.
COMO PLANTAR BABOSA ATRAVÉS DA FOLHA
Antes de mais nada, saiba que a probabilidade de dar certo ao plantar babosa através da folha, é pequena. É muito mais fácil ter sucesso no plantio com a muda, porque ela já possui raízes. E a folha pode apodrecer na terra com muita facilidade.
Mesmo assim, você pode tentar, seguindo os passos deste guia completo sobre como plantar babosa em vaso através da folha, que vai aumentar a chance de dar certo.
1 – FAÇA UM CORTE INCLINADO NA FOLHA
Se você não tiver babosa em casa, peça para algum amigo ou amiga que tenha, apenas um pedaço da folha. Isso não vai prejudicar a planta.
Primeiramente faça um corte inclinado numa folha com uma faca ou estilete bem afiado e limpo, para não haver contaminação. Pode colocar um pouco de canela em pó na área cortada para acelerar a cicatrização.
2 – DEIXE SECAR ATÉ FORMAR UMA PELÍCULA
Pegue o pedaço cortado e deixe num local quente, durante alguns dias, até formar uma película na área cortada (como mostra a foto acima). Isso vai facilitar a formação de raízes, pois se colocar a folha com o líquido exposto, quando entrar em contato com o substrato, pode haver contaminação e a folha vai apodrecer.
A folha pode ficar mais seca e fina nesse período, mas isso é normal.
Para a preparação do vaso e do substrato, siga as instruções indicadas acima, no passo a passo de como plantar babosa em vaso através da muda.
Depois continue seguindo os próximos passos abaixo.
3 – COLOQUE A FOLHA COM A PARTE CORTADA PARA BAIXO
Antes de plantar a folha, você pode passar um pouco de hormônio enraizador no corte, caso já tenha em casa.
Em seguida, após preencher o vaso com substrato, faça uma abertura no meio e enterre parte da folha, com a área que foi cortada voltada para baixo. Depois pressione o substrato para fixar a folha.
A raiz deve se formar após aproximadamente 4 semanas.
Por fim, siga os mesmos cuidados mencionados acima sobre incidência de sol e regas.
PROBLEMAS COM A ALOE VERA
Visto que você teve sucesso ao plantar babosa em vaso, aqui vão algumas dicas de cuidados com a planta:
- Folhas crescendo na horizontal, de forma achatada: pode estar recebendo pouca luz solar.
- Cor marrom nas folhas: está recebendo muita luz solar.
- Folhas muito finas e minguadas: está recebendo pouca água.
Uma vez que sua babosa estiver grande e saudável, aproveite os benefícios dela. Para saber mais sobre as vantagens da babosa, clique aqui.
Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário!
E bom plantio!
Muito bom , vou experimentar aqui !!! 🙂
Que bom! bom plantio!
Vou tentar plantar com a folha😊
Boa sorte e bom plantio!!🌾
[…] Para saber mais sobre como plantar babosa em vaso, olhe o nosso artigo completo sobre essa planta, clique aqui. […]